Psicologia positiva
[Trabalho de Licenciatura]
PSICOLOGIA POSITIVA
(2007)
Patrícia Nunes
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
Contactos: patricianunes87@gmail.com RESUMO
Na Psicologia, surge um “novo” paradigma de investigação, ou seja, há uma mudança de perspectiva - do negativo para o positivo. A Psicologia Positiva passa a abordar o funcionamento positivo da personalidade, o bem-estar subjectivo e o ensino da resiliência. As emoções e sentimentos têm um papel crucial na forma como as pessoas reagem às circunstâncias do meio.
Há ainda algumas actividades que favorecem o bem-estar psíquico e consequentemente, a forma de ver o mundo. As diferenças individuais desempenham também uma função importante ao longo de todo este processo.
Palavras-chave: Bem-estar, emoções positivas, optimismo, psicologia positiva, resiliência, saúde mental
1. CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS: A PSICOLOGIA POSITIVA
A psicologia positiva é descrita como um movimento que nos últimos anos tem ganho terreno dentro das ciências sociais e do comportamento, considerando, entre outros, aspectos como a felicidade e outras emoções positivas, os seus benefícios e as formas de os desenvolver.
A psicologia positiva pretende ser uma disciplina científica, rigorosa e baseada na evidência, identificando intervenções que promovam o bem-estar e a qualidade de vida.
O movimento da Psicologia Positiva emerge como tentativa de romper o viés negativo sobre o desenvolvimento humano através do estudo dos aspectos positivos presentes nos indivíduos. Nesse sentido, temáticas como as emoções positivas destacam-se nos actuais estudos
Patrícia Nunes
1
www.psicologia.com.pt
Documento produzido em 26-09-2008
[Trabalho de Licenciatura]
científicos da psicologia. Tendo ganho destaque na última década, a psicologia positiva é o estudo científico dos factores e processos que conduzem à optimização do funcionamento