psicologia positiva
No âmbito da unidade curricular de Psicologia do Envelhecimento, leccionada pela docente Emília Magalhães foi-nos proposto a elaboração de um trabalho cujo tema recai na”Psicologia Positiva”. Com este trabalho pretendemos adquirir conhecimentos acerca deste assunto bem como aprofundar alguns conteúdos sobre o mesmo, e assim, sermos avaliadas de acordo com as competências adquiridas. No decorrer dos conteúdos leccionados pela docente, foi exposta uma lista na qual estavam presentes diversos temas, em que se inseria o tema “Psicologia Positiva, Personalidade, Esquizofrenia, Alcoolismo Drogas e Aditivos, Demência vascular e corpos de Lewy entre outros” o qual foi-nos atribuído por sorteio. Assim, com este trabalho pretende-se esclarecer e divulgar aos nossos colegas em que consiste a psicologia positiva, as suas vantagens e os métodos de avaliação dos diversos subtemas.
No passado, os psicólogos interessaram-se muito mais pelas emoções negativas, actualmente, torna-se necessário inverter tal tendência, prestando maior atenção aos aspectos positivos do comportamento humano. De entre as emoções positivas destacam-se, o bem-estar, satisfação com a vida, felicidade, alegria, optimismo, esperança, sabedoria, amor, perdão.
É o que pretendemos explicar com a realização deste trabalho.
1- O Amor
O amor é um fenómeno complexo, uma emoção essencial, cujo significado e profundidade é difícil de abordar com rigor. Sem amor não se pode viver. O amor tem muitos nomes quase sinónimos: amizade, simpatia, empatia, compaixão, altruísmo, ternura, carinho, bondade, afeição, estima, mansidão, benevolência, acolhimento, gratuitidade, generosidade, partilha, dom, comunhão, comunicação, união, respeito, serviço, oblação, admiração, paciência, perdão, tolerância; e muitos outros mais ou menos próximos, como a gratidão, a humildade, a verdade, a fé, a esperança, a confiança, a paz, a alegria, a felicidade, a beleza.
Ao contrário, o desamor também se