Resenha crítica
RAFAEL PACHER
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado à disciplina de direito empresarial III do curso de direito do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi.
Professor: Pablo Franciano Steffen
RIO DO SUL
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
Curso de Direito Comercial – Resenha
Credenciais do autor
Fábio Ulhoa Coelho, Professor Titular da Faculdade de Direito da PUCSP, instituição em que se titulou Mestre, Doutor e Livre-Docente e onde leciona nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, é membro da Société de Législation Comparée, de Paris, e advogado. Publicou pela editora Saraiva, obras nacionalmente conhecida de Direito Empresarial.
Teoria geral dos títulos de crédito
O trabalho caracteriza-se em resenhar, especificamente, três dos doze capítulos da obra Curso de direito Empresarial, volume 1º, do ilustríssimo professor Fábio Ulhoa Coelho, sendo estes; capítulo 10, 11 e 12, que retrata sobre o tema “títulos de crédito”, sendo iniciado, o referido trabalho, no capítulo 10.
Título de crédito é o documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. Esse conceito trazido por Cesare vivante se perfaz por toda a doutrina, podendo de forma sintética retratar a teoria geral do direito cambiário, no qual consiste nos princípios da literalidade, cartularidade e da autonomia, os quais serão estudados adiante. A doutrina de forma geral costuma iniciar falando sobre o conceito de crédito, que se embasa na confiança entre duas partes, fala, ainda, da importância que tem o título de crédito à economia.
O título de crédito comprova a relação jurídica em que uma pessoa deve certo valor a outro indivíduo, sendo específico para a comprovação duma relação de crédito. O título de crédito não é o único