Quimica experimental
A filtração consiste em separar líquidos de sólidos passando a mistura através de um material poroso que retém as partículas do sólido. Os materiais mais utilizados são: papel filtro, algodão, funil vidro sintetizado, porcelana porosa, fibras de vidro ou amianto. Tal variedade deve-se ao fato de que na filtração, o corpo sólido não deve passar através do papel filtro ou penetrar em seus poros obstruindo-os e que o líquido não reaja com o material utilizado, nem o dissolva mesmo que parcialmente.
1.1 Objetivos
* Separar os componentes de uma mistura heterogênea;
* Separar os componentes de uma mistura homogênea;
* Determinar a composição percentual de uma mistura de sal e areia.
2. Procedimentos
2.2. Materiais
Balança semi-analítica;
Vidro relógio pequeno;
Vidro relógio grande;
Porcelana porosa;
Bico de Bunsen;
Pipeta;
Papel filtro;
Proveta.
2.2Experimentos
2.2.1. Experimento 01- Separação de uma mistura heterogênea
Determinou-se a massa de um papel filtro pregueado + vidro de relógio previamente etiquetado com o nome da equipe e data.
Adicionou-se ao béquer que contém a mistura (sal+areia), cerca de 50 ml de água destilada e agitou-se a solução resultante com o auxílio de um bastão de vidro.
Fixou-se um aro metálico no suporte universal e adaptou-se o funil com o papel filtro pregueado.
Transferiu-se aos poucos e cuidadosamente, a amostra (sal+areia+água) do béquer para o funil recolhendo o filtrado em uma proveta e 100,0mL. Foi observada a técnica de filtração.
Lavou-se o béquer e o funil com água destilada. Esse procedimento foi repetido até que toda a amostra foi transferida para o funil. (tomando cuidado para que o volume do filtrado não ultrapassasse a marca de aferição da proveta).
Anotou-se o volume de filtrado obtido na proveta.
Retirou-se o papel filtro contendo a areia e ele foi colocado sobre o vidro de relógio. A amostra foi deixada na capela, para que secasse.
Determinou-se amassa do papel + areia +vidro