Quimica Aplicada
Professor: Edson Cruz
Curso: Segurança do Trabalho Data: 27/abril/2012
Aluna: Vanessa Timôtheo da Silva Turma: 9131
CORROSÃO DOS METAIS
No Vídeo Aula, assistida no dia 20 de abril foi apresentada o conteúdo sobre corrosão dos metais e os procedimentos utilizados para diminuir e até evitar essa corrosão. O casco de ferro dos navios, por exemplo, se desfaz se não for raspado e protegido. Estátuas de cobre e de bronze tornam-se esverdeadas com o passar do tempo. Esses são exemplos de corrosão. Ela é uma modificação química dos metais quando expostos à ação do ar e da água.
Quando um metal é extraído de seu minério e usado para fazer a carcaça de um automóvel, o casco de um navio ou um cano de esgoto, pouco a pouco ele vai voltando à forma em que estava na natureza, isto é, muda sua constituição química. Isso é a corrosão do metal. Como os metais raramente são encontrados no estado puro, quase sempre encontrados em combinação com um ou mais elementos não metálicos presentes no ambiente. Os minérios são, de modo geral, formas oxidadas do metal. Quantidades significativas de energia devem ser fornecidas aos minérios para reduzi-los aos metais puros. A fundição e conformação posterior do metal envolvem processos onde mais energia é gasta. Corrosão pode ser definida como sendo a tendência do metal produzido e conformado de reverter ao seu estado original, de mais baixa energia livre.
Dos dois principais processos a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência ferro é a galvanização, que é o processo de revestimento de um metal por outro, e a pintura do aço por material não metálico que tem por objetivo criar uma barreira impermeável protetora na superfície exposta do aço..