Química aplicada
FERNANDO DELALÍBERA DE CASTRO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 11
LIGAÇÕES QUÍMICAS
POR:
FORMIGA-MG, 19 DE AGOSTO DE 2014
OBJETIVOS
Reconhecer a importância da regra de octeto na ligação (ou interação) química dos elementos.
Qual a importância da valência nas ligações químicas.
Diferenciar a ligação iônica, da ligação covalente e da ligação metálica e suas propriedades.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Ligação química é uma interação entre átomos, onde todos os envolvidos procuram à estabilidade, para atingi-la eles se ligam completando seus orbitais incompletos perdendo ou ganhando elétrons na última camada, a chamada camada de valência. Há duas regras para essas ligações: a regra do Dueto que determina que o Hidrogênio (H) e o Hélio (He) precisam de dois elétrons na camada de valência para se estabilizarem, pois eles só possuem uma camada que suporta apenas 2 elétrons; e a regra do octeto que determina que os demais átomos precisam de 8 elétrons na última camada para a estabilidade.
São três ligações que os átomos podem realizar:
LIGAÇÃO IÔNICA: ocorre através da transferência de elétrons de um átomo para outro, dando origem a íons de carga contrária, pois consiste em uma doação de elétrons de um átomo mais eletropositivo (de um metal que em seguida se torna um cátion) para outro mais eletronegativo (de um ametal que se torna um ânion); Ligação covalente dativa e coordenada.
LIGAÇÃO COVALENTE: 1) Ligação covalente molecular: Nessa ligação, os átomos são unidos devido ao compartilhar de seus elétrons, surgem então os pares eletrônicos. Cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos. As moléculas são estruturas eletricamente neutras porque não ocorre nem ganho nem perda de elétrons, apenas o compartilhamento.
2) Ligação covalente dativa e coordenada: Essa ligação obedece a Teoria do Octeto: Os átomos se