HIDROVIA
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA,
CONTABILIDADE E SECRETARIADO EXECUTIVO.
DISCIPLINA: ED0135– LOGÍSTICA
TURMA: 01 (ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO).
HORÁRIO: SEGUNDA (18h30 - 20h00) QUARTA (18:30 - 20h:00)
DOCENTE: JOSÉ LÁZARO
DISCENTES: ALAN PEDROSA, FELIPE ALBUQUERQUE, LUCAS MIELE E
SULLIVAN.
MODAL HIDROVIÁRIO
A partir dos anos 50, Pós-Segunda Guerra Mundial, teve inicio o transporte de matérias – primas e de mercadorias ao longo da costa brasileira.
A maioria dos portos brasileiros não acompanharam a evolução tecnológica do transporte marítimo, que exige águas mais profundas, disponibilidade de frentes de atracação, instalações de grande capacidade e especializadas para movimentação de contêineres e granéis.
Em 1999, com economia estabilizada e índices de inflação controlados, o país aparentemente retoma seu crescimento e possibilita uma nova investida no transporte marítimo por cabotagem, período oportuno em que surge a Mercosul Line, uma empresa brasileira que foi criada visando suprir esse novo mercado em plena expansão, principalmente no que tange à carga contêinerizada. Segundo especialistas, a cabotagem sem dúvida é considerada um modal muito promissor e o Brasil que é um país que apresenta aproximadamente 7.400 km de extensão de costa navegável, onde as principais cidades, os pólos industriais e os grandes centros consumidores concentram-se no litoral ou em cidades próximas a ele, o segmento de cabotagem surge como uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores principalmente com o conceito porta-a-porta.
Num mundo globalizado, onde a economia dita as regras de mercado, é notável no âmbito das organizações a importância e o diferencial competitivo que um planejamento Logístico bem sucedido causa no mercado. Entregar o produto no destino certo, na hora certa (just in time), e com o menor custo possível é a chave do sucesso logístico.
Um dos modais mais