Questões éticas
O tema que abre o capítulo questiona se o sistema de rastreamento pode ser uma ameaça à privacidade. O rastreamento utilizado é feito por meio de GPS implantado em veículos para monitorar o trajeto e o tempo realizado, por usuários diversos. O sistema trás muitos benefícios, mas leva a questão da privacidade.
No estudo de caso para essa questão o sistema de ensino público da Colúmbia contratou uma empresa para fazer o rastreamento através do sistema de posicionamento global (GPS), para solucionar o problema de localização dos ônibus no transporte escolar. Com o sistema de rastreamento os pais dos alunos ficaram satisfeitos, pois assim conseguem saber realmente onde está o ônibus e o trajeto que está sendo feito, mas também levou a insegurança, pois temem que o sistema de rastreamento esteja sendo acessado por pessoas estranhas para vigiarem os seus filhos.
A solução encontrada levou a um dilema, o chamado dilema ético. O dilema ético trata-se da necessidade real de usar o sistema, se opondo a insegurança que informações individuais possam ser acessadas por outras pessoas.
Hoje o sistema de informação resumem problemas éticos novos e muitas vezes desconcertantes, isso devido aos desafios trazidos pela internet e pelo comércio eletrônico à proteção da privacidade e da propriedade intelectual. Pelo uso disseminado apuram-se as responsabilidades pelas consequências dos sistemas de informação, a definição de padrões para salvaguardar a qualidade dos sistemas que protegem a segurança das pessoas e da sociedade, e a preservação de valores e instituições consideradas essenciais à qualidade de vida em uma sociedade da informação.
Em alguns setores da organização irá ser preciso utilizar ferramentas e tecnologias que assegurarão que o sistema de informação esteja protegidos contra fraudes e uso indevido, em outros treinamento especial para gerentes e funcionários quanto às novas questões éticas, no setor de gestão