Especialista
(Feira de ciências)
Tema: Feira da Saúde – Parasitoses Intestinais Justificativa
Autores relatam que a educação em saúde além de uma estratégia de baixo custo, tem se mostrado capaz de atingir resultados significativos e duradouros no controle das parasitoses intestinais. Estudos afirmam que as práticas educativas se mostram tão eficazes quanto o saneamento básico, sendo superiores ao tratamento em massa em longo prazo e este tipo de intervenção é recomendado tanto em populações com endemicidade alta ou baixa.
Tendo essas considerações em vista, o presente projeto se propôs realizar uma “Feira de Ciências” como estratégia educativa, almejando orientar os alunos do ensino fundamental do Colégio Educandário ABC sobre a importância de práticas de higiene pessoal e na preparação de alimentos, a fim de prevenir as parasitoses intestinais.
Objetivos
Desenvolver atividades educativas sobre parasitoses intestinais.
Demonstrar com o auxilio de cartazes, exemplares de espécimes e cartilhas as formas de contágio das parasitoses intestinais.
Diferenciar as formas de contágio, desenvolvimento, tratamento e profilaxia de cada espécie.
Atividades
O projeto será executado junto aos alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Educandário ABC e será aberto para todos do colégio e para convidados dos alunos.
Serão elaborados cartazes mostrando as formas de contágio de cada parasita, seus sintomas, desenvolvimento, tratamento e profilaxias. Os alunos terão o auxilio de cartilhas, exemplares de espécimes, imagens e uma peça teatral baseada no personagem de Monteiro Lobato “Jeca Tatu” para melhor explicação do assunto abordado. Estratégias Para que o trabalho seja executado, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo estará responsável por uma forma de parasita. Este grupo terá a responsabilidade de confeccionar cartazes, fazer pesquisas sobre o assunto, elaborar maquetes com ilustrações de