Questões sobre crise do capitalismo
Resposta: Ao fim da primeira guerra mundial os EUA eram a maior potencia econômica do mundo. Com isso o progresso tecnológico do país propiciou um grande crescimento da produção econômica e ao americanos viviam um clima de grande euforia. Porem em 1929 o país mergulhou em uma terrível crise que se espalhou por varias partes do mundo. Enquanto os países europeus estavam num momento de reconstrução o EUA os forneciam alimentos, maquinas, etc. Mas à medida que estes países forem se organizando tomaram uma serie de medidas protecionistas para reduzir as importações dos EUA. Enquanto isso os EUA continuaram crescendo desenfreadamente o que acabou acarretando numa superprodução de mercadorias. Posteriormente ocorreu uma queda nas ações da bolsa de valores de nova York e a crise aconteceu.
* Discorra sobre o modelo econômico implantado pelos militares a partir de 1964, analisando suas conseqüências para o Brasil.
Resposta: A ditadura militar adotou o modelo de desenvolvimento dependente, que subordinava nossa economia ao capital, à tecnologia e aos interesses estrangeiros. Um desenvolvimento sem conquistas sociais. Além de que, houve o decreto durante o seu período de Atos constitucionais que asseguravam maior poder aos ditadores. Em relação as conseqüências que ela gerou é possível retratar o crescimento da rede rodoviária, expansão dos sistemas de comunicação, acentuou-se a concentração de renda e de terra nas mãos de poucos, educação em um estado critico, dominação do capital estrangeiro, inflação e divida externa
* Discorra sobre a transição para a Democracia no Brasil, analisando o período de abertura política do Regime Militar até o Governo Sarney (1985-90).
Resposta: O fracasso do modelo de ditadura ficou evidente. O país tinha mergulhado numa das maiores crises de sua historia, que se refletia nas elevadas taxas de inflação, no grande