Questões de fronteira
Cap.1 A História das disciplinas escolares
É importante observar que a construção das disciplinas escolares serviu de alicerce para a fundamentação da História como disciplina, A constituição de disciplina é basicamente catalogar os conhecimentos por títulos e mais designados com destinação especifica, e também evitar as “genealogias enganosas” citada pela autora que é distinguir a disciplina com temas históricos aleatórios sem uma organização própria .O surgimento da necessidade de disciplinas escolares deu-se de intenções de grupos sócias como a igreja e o Estado.
Analisa- se que as primeiras noções de História foram desenvolvidas por influencias europeias principalmente com princípios religiosos e sugere que todo saber escolar seria equiparado com sua cultura.é percebido que ao passar essa disciplina há uma adaptação do conteúdo para o aluno sendo que o correto seria o inverso .
1.1 A História como disciplina escolar
A História como matéria ocorreu no primeiro momento, mas caracterizado como Teologia, ou seja, a história ensinada como matriz religiosa. Já em outro momento o estudo de História foi utilizado para engrandecer a Nação impulsionada pelo Estado. Os dois métodos de aplicar a história deixam os alunos aculturados enxergando apenas o lado conveniente da história.
1.2 A História e o ensino da História
O ensino da história foi um fator indispensável na construção de uma identidade nacional e cultural já que por interesses de grupos políticos a história conseguiu seu firmamento pois a mesma tem a função de aplicar o nacionalismo na moral política social . Além de a História atingir vários segmentos social.
Cap.2 A História e o ensino de História no Brasil A produção