Rio Branco
O estudo focaliza a vida política do Barão do Rio Branco e sua influência no desenvolvimento do Brasil. Verifica como se deu à interação do Brasil com os paises da América latina e da Europa, na questão da política externa. Adota como metodologia uma abordagem qualitativa, critica e reflexiva em uma pesquisa participante. Desta forma, realiza, a principio, uma pesquisa bibliográfica, buscando na literatura pertinente, documentos que ajudassem a responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. Como procedimento de análise e discussão dos dados, emprega o recurso da Análise do Discurso. Sugere uma interação mais aprofundada entre os pensamentos políticos desenvolvidos pelo Barão do Rio Branco e o Brasil com o intuito que ambos sejam colaboradores do processo de desenvolvimento da política externa brasileira e cooperam efetivamente na produção de um crescimento e reconhecimento do Brasil como um Pólo gerador de novas idéias e de tendências próprias, negadas ainda pelo velho mundo.
1 INTRODUÇÃO
A escolha do tema partiu de uma pesquisa bibliográfica relativa à pesquisa de fontes que tinha como objetivo suscitar conhecimentos sobre o Político José Maria da Silva Paranhos Júnior. A pesquisa foi direcionada a publicações, sites e comentários sobre o Barão do Rio Branco. Essa seleção foi baseada na importância que o Barão do Rio Branco teve e tem no Brasil. É relevante citar a importância do Barão nas questões de política externa brasileira. Seu desejo de transformar o Brasil, tornando-o mais receptivo e aceito lá fora, foi uma das muitas razões para o desenvolvimento deste trabalho.
O objetivo é retomar a consciência política que o Barão do Rio Branco divulgou em vários países, principalmente na América Latina. A importância dos seus pensamentos e atitudes para o desenvolvimento da política externa brasileira é o que se tem de mais contundente. Este estabelecimento critico propõe uma análise critica