historia de santa maria
Na época dos Tratados territorialistas entre Portugal e Espanha (1750), a área referente a Santa Maria se encontrava na linha divisória entre os municípios das colonias.
Em 1777 vieram para cá moradores de municipios vizinhos, assim como de São Paulo e do Paraná. Se instalaram no município açorianos e descendentes de açorianos vindos em geral de Curitiba. Também foi nesse período que a força militar chegou potencialmente a região.
Desde a sua ocupação Santa Maria sempre teve intenso movimento de comércio devido a sua localização.
A ocupação de Santa Maria se deu através de um Acampamento Militar iniciado no ano de 1784, onde esteve presente a comissão demarcadora de limites de terras entre Portugal e Espanha.
Conforme consta do Diário da Demarcação de Limites da América Meridional de autoria do astrônomo da expedição Dr. José Saldanha, sendo a primeira referencia escrita que se conhece sobre a região, passou pelas terras de Santa Maria a comissão fixa (Espanhola e Portuguesa) encarregada de marcar a linha divisória entre os domínios de Espanha e Portugal no Sul da América. A 1ª Divisão da Partida Portuguesa esteve em terras de Santa Maria, no Arroio dos Ferreiros, depois Passo dos Ferreiros, (porque quando o exército passou pelo local, os ferreiros armaram suas forjas. Hoje, nesse lugar, está assentado o Núcleo Habitacional Tancredo Neves).
O ano de 1828 foi marcado pela chegada do 28º Batalhão de Estrangeiros seguido pelo 1º Batalhão de 1831, formados por alemães assalariados para lutar contra os orientais. Foi intenso o povoamento na região durante essa época. Muitos militares fixaram-se em Santa Maria após a dissolução da tropa, atraindo alemães de São Leopoldo e arredores, iniciando o ciclo germânico na região que influenciou na formação da cidade.
Em 1838 foi criada a primeira escola pública regida pelo professor João de Maia Braga e em 16 de Dezembro de 1857 Santa Maria consegue sua emancipação político-administrativa, sendo