ALDO LOCATELI E EMILIO SESSA VIDA E OBRA

3995 palavras 16 páginas
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA – HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA

ALDO LOCATELLI E EMILIO SESSA – AS PINTURAS NA CATEDRAL DIOCESANA DE SANTA MARIA

SANTA MARIA – RS 2010

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ALDO LOCATELLI E EMILIO SESSA – AS PINTURAS NA CATEDRAL DIOCESANA DE SANTA MARIA

PROF. ORIENTADOR: LUIZ GONZAGA BINATO DE ALMEIDA

SANTA MARIA – RS MARÇO 2010

INTRODUÇÃO

O arquiteto em sua jornada laboral utiliza-se da ciência, da arte, da técnica e de tantas outras áreas de conhecimento.
Neste ciclo de formação profissional, mais especificamente na disciplina de História da Arte e Estética, passa a estudar a arte como um todo, dos primórdios da história até a atualidade, passando a enxergar com outros olhos, cada área do conhecimento humano e a relacionar esta com a arquitetura.
Redescobrindo os estilos arquitetônicos da av. Rio Branco, não podemos deixar de exaltar a majestosa Catedral de Santa Maria, com mais de um século fazendo e trazendo histórias para este município.
Adentrando-se a Catedral, nos deparamos com a riqueza dos afrescos e decorações adjacentes, expressão esta deixada por dois italianos, Emilio Sessa e Aldo Locatelli que, por suas técnicas e habilidades, a convite da ordem eclesiástica, deixam para eternidade, traços e cores compondo cenas cinematográficas, sempre exaltando Maria, com uma riqueza de cores, luzes e sombras. A verdadeira expressão daquilo que o coração sente.

EMILIO SESSA E ALDO LOCATELLI - VIDA E OBRA

EMILIO SESSA (1913 – 1990)
Emílio Sessa nasce em Bergamo, no dia 10 de agosto de 1913. Filho de Camila e Annibale Sessa, conhecido pintor, o jovem Emílio logo desenvolve suas aptidões artísticas, tornando-se aluno discípulo do mestre Fermo Taragni (1871-1948) e colega de Aldo Locatelli. Juntos participam do Grupo dei Bergamaschi, sob a direção de Taragni.
Indicado por Ângelo Roncalli, mais tarde Papa João XXIII,

Relacionados