hidroterapia
14
OS BENEFÍCIOS DO WATSU NA FIBROMIALGIA
GLAUCIANE DOS SANTOS BASTOS
Graduada em Fisioterapia – Centro Universitário Augusto Motta – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ms. LENITA FERREIRA CAETANO
Mestre em Ciências da Motricidade Humana – Universidade Castelo Branco, RJ, Brasil
Professora do Centro Universitário Augusto Motta – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
RESUMO
A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica difusa sem caráter inflamatório, presença de distúrbios do sono e fadiga. Tem forte predominância no sexo feminino, mas sua etiologia e fisiopatologia ainda permanecem desconhecidas. Foi realizado um levantamento bibliográfico dentre livros e artigos científicos para demonstrar a existência de métodos eficazes, no intuito de minimizar os sintomas desta síndrome. A reabilitação aquática traz muitos benefícios aos pacientes com diagnóstico de fibromialgia, pois através do relaxamento obtido pelo exercício e o suporte fornecido pela água, observa-se uma melhora nos relatos subjetivos de dor. O método Watsu foi escolhido para o desenvolvimento deste estudo em função dos benefícios gerados pela alternância de um trabalho holístico, levando a um alongamento e relaxamento através da flutuação. Embora este método traga benefícios para os pacientes com fibromialgia, é imprescindível a realização de estudos com maior número de pacientes para que possa verificar a sua efetividade.
PALAVRAS-CHAVE: Fibromialgia, Reabilitação Aquática. Watsu.
INTRODUÇÃO
Segundo Cavalcante et al. (2006), a fibromialgia é uma patologia crônica não articular, de etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa crônica e presença de pontos dolorosos, denominadas “tender points”, principalmente no esqueleto axial.
De acordo com Rocha et al. (2006), o Colégio Americano de Reumatologia
(ACR) estabeleceu desde 1990 como é possível diagnosticar a patologia, quando houver: dor difusa por um período superior a três meses do lado