hidroterapia
Hidroterapia ou fisioterapia aquática é um recurso da área da reabilitação que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias patologias, ampliando a perspectiva de recuperação para muitos pacientes.
Seus diferencias são os princípios físicos da água que desempenham papel fundamental para fins terapêuticos. Entre eles, a densidade, pressão hidrostática, flutuação e turbulência, contribuem de forma determinante na execução do movimento, promovendo repostas mecânicas e fisiológicas específicas.
O impacto emocional do movimento realizado na água proporciona uma sensação de vivacidade, bem estar e um sentimento de realização. Ampliando suas capacidades e habilidades, o indivíduo torna-se mais confiante, seguro e motivado.
Modo de usar
A hidroterapia como parte do processo de reabilitação deve ser realizada em uma piscina adaptada e preparada para esta finalidade. É importante que ela tenha um fácil acesso através de rampas e uma profundidade variada. A temperatura da água também é fundamental. Ela deve estar entre 30º e 36º para proporcionar melhores adaptações do corpo do paciente.
A Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é indicada para tratamentos ortopédicos, neurológicos, reumatológicos, cardiovasculares entre outros. As sessões são realizadas individualmente, com duração de 30 ou 60 minutos.
Os benefícios são diversos, tais quais:
Estimulação do sistema circulatório;
Melhora da amplitude das articulações;
Fortalecimento dos músculos;
Diminuição da dor;
Melhora da consciência e controle corporal;
Melhora do equilíbrio e coordenação motora;
Promoção do relaxamento muscular;
Aumento da autoconfiança do paciente;
Diminuição dos distúrbios do sono;
Diminuição da ansiedade;
Melhora da respiração, proporcionando mais resultados nas atividades de vida diária com convívio social e recreativo para o paciente.
Métodos usados na hidroterapia Halliwick
Desenvolvido por James Mc