radioproteção
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS UNIDADE 3
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ANTONIO CARLOS GOMES DE BORBA
LUIZ FERNANDO NEVES GALVAN
PLANO DE RADIOPROTEÇÃO
CAMPINAS
2013
1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
1.1 OBJETIVO
1.1.1 O objetivo deste Plano de Radioproteção é estabelecer os requisitos básicos de proteção radiológica das pessoas em relação à exposição à radiação ionizante, gerados por equipamento de tomografia modelo Brilliance CT 16 canais marca Philips, adquirido pela Clínica de Exames Radiológicos Boa Imagem.
1.2 CAMPO DE APLICAÇÃO
1.2.1 Este Plano de Radioproteção se aplica as atividades realizadas com o equipamento, as pessoas que operam o equipamento, as pessoas que atuam nas proximidades do equipamento, e aos ambientes onde está localizado o equipamento e os ambientes que podem ser afetados pelas radiações emitidas pelo equipamento.
2. DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE RADIOPROTEÇÃO
2.1.1 O desenvolvimento do plano de radioproteção da sala de tomografia da Clinica de Exames Radiológicos Boa Imagem, está baseado na norma CNEM-NN-3.01, apresentado nos itens a seguir.
A. DADOS CADASTRAIS
Nome: Clínica de Exame Radiológicos Boa Imagem
CNPJ: 00.000.0045/0001-35
Rua Conselheiro Rivadavia, 38
Menino Deus
Porto Alegre – RS
45.380-780
Responsável: Luiz Pereira
Supervisor de Radioproteção: Antônio Rodrigues
Supervisor Auxiliar: João Donato
B. DESCRIÇÃO DA INSTALAÇÃO
Clínica de serviços de diagnóstico por imagem, utilizando-se de equipamento de tomografia computadorizada para a produção de imagem de peças do corpo humano para auxilio de diagnóstico de doenças. As radiações ionizantes são produzidas em comprimentos de ondas diversos para permitir a visualização dos diferentes tipos de tecidos corpóreos.
C. DESCRIÇÃO DO SERVIÇO DE RADIOPROTEÇÃO
C.1. RELAÇÃO DO PESSOAL:
1- Maria Borges, Técnica em