Hidroterapia
Por hidroterapia entende-se o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas variáveis.
A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reacções da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica.
Resumo:
A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevençäo de várias patologias. Os efeitos da terapia em piscina combinam os produzidos pela água aos exercícios e movimentos realizados, porém a extensäo destes efeitos dependerá da temperatura da água, da duraçäo do tratamento, do tipo e intensidade do exercício e da necessidade específica de cada indivíduo. O objetivo deste artigo é fazer uma revisäo dos princípio básicos da água para uma adequada e eficiente terapia, já que este meio é bastante diferente do ambiente "ar" (AU)
Efeitos da hidroterapia:
Resumo
Contexto: A hidroterapia é utilizada para tratar doenças reumáticas, ortopédicas e neurológicas. Na atualidade, é alvo de investigações na recuperação do equilíbrio em idosos. Objetivo: Avaliar o efeito de um programa de hidroterapia no equilíbrio e no risco de quedas em idosas. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental antes/depois sem grupo controle. Foram avaliadas 25 idosas por meio de duas escalas, a Escala de Equilíbrio de Berg e Timed Up & Go. Posteriormente, foram submetidas a um programa de hidroterapia para equilíbrio, de baixa a moderada intensidade, que consistiu de três fases: fase de adaptação ao meio aquático, fase de alongamento e fase de exercícios estáticos e dinâmicos para equilíbrio. O programa foi aplicado durante 12 semanas, sendo duas sessões semanais com 40 minutos de duração cada sessão. As idosas foram reavaliadas