0305 9492 0582 - 179 Zona 0008
3133 palavras
13 páginas
PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADEAÇÃO 350 - Formação da Rede Regional de EA: Linha Ecológica
Plano de Trabalho
2009
1. Justificativa
A ITAIPU BINACIONAL, dentro de sua nova missão e das prioridades da Gestão atual, tem como meta o cuidado e proteção dos recursos hídricos, que incluem ações sócio-ambientais relacionadas com a proteção das águas.
A questão ambiental é do interesse de todos, acima de qualquer diferença política, social e cultural, pois qualquer pessoa precisa de água, comida, moradia, alimentos e energia. Por isso, é importante que a preocupação com o meio ambiental dialogue com as diferenças e permeie todas as atividades de planejamento e gestão pública, com ampla participação da sociedade.
Esta preocupação e diálogo, tanto no nível das pessoas como da instituição, requerem mudanças profundas na mentalidade e nas práticas ambientais hoje existentes que degradaram consideravelmente o solo e as águas da região.
Nesse contexto, a educação ambiental assume o papel mais importante no processo de mudança de comportamento da sociedade, buscando potencializar o papel da educação para as mudanças culturais e sociais de transição societária em busca da sustentabilidade.
O enfoque conceitual da proposta baseia-se nos conteúdos de Documentos Planetários e na Política Nacional de Educação Ambiental. Estes conteúdos, elaborados e assinados pelos governos e por organizações representativas da sociedade civil principalmente a partir da Rio 92, constituem uma base conceitual global para o desenvolvimento sustentável local entendido como o “cuidado” da humanidade em relação ao Planeta Terra nas suas 3 dimensões-chaves: econômica, ecológica e social.
A educação Ambiental busca na Ação transformadora os conteúdos e metodologias de inform-Ação, capacit-Ação, comunic-Ação, evitando a dicotomia entre a informação e a ação, entre os que sabem e não fazem e os