Contabilidade financeira e gerencial
Contabilidade Financeira e Gerencial tem como objetivo facilitar a análise financeira para as necessidades dos usuários externos, e desenvolver o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão.
Os relatórios são os demonstrativos financeiros oficiais da contabilidade, incluindo orçamentos, relatório de desempenho, relatório de custo, relatórios especiais não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.
Estes relatórios podem ser apresentados em períodos oficiais exigido pelo fisco, mas também existem relatórios gerenciais para análises a serem executadas e com isso beneficiar as decisões a serem apresentada e colocada em prática.
As informações dos relatórios devem ser apresentadas de maneira práticos e sistêmicos que facilite o entendimento do avaliador e assim solucionar os problemas seguintes a serem ocorridos. Por isso que desenvolve o planejamento orçamentário e devidos fatores que facilitam o entendimento.
As orientações para desenvolvimentos são utilizadas metodologia histórica e Orientações para o futuro, assim facilitar o planejamento, controle e avaliação de desempenho antes do fato (para impor metas), acoplada como uma orientação histórica para avaliar os resultados reais (para o controle posterior do fato).
Para conseguir adequadamente estas ações, a contabilidade financeira e gerencial deve-se passar por vários conhecimentos, sendo esses relevantes para o seguimento do gerenciamento e aplicação das informações a serem aplicadas e utilizadas no decorrer dos períodos que existirem a empresa e suas decisões a serem tomadas.
Primeiramente o pesquisador, analista e o estudioso em contabilidade financeira e gerencial devem-se conhecer parcialmente a história da contabilidade, sua evolução, princípios e demais fatores que influencia no sistema contábil aplicado nas empresas, tanto privadas, públicas e etc.
Os estudiosos em áreas afins à técnica analisada devem-se conhecer o seu fundamento,