contabilidade gerencial e financeira
A Contabilidade Gerencial é a integração dos conhecimentos úteis, sob o aspecto gerencial, para a tomada de decisões da administração da entidade, oriundos de vários ramos da Contabilidade e de outras ciências . A Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil à administração,os administradores (usuários internos) são as pessoas que se valem dessa informação. A administração utiliza-se dos dados gerenciais para planejamento, avaliação e controle adequados da organização, por meio de um Sistema de Informação Contábil. A Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar,interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais.
Já a Contabilidade Financeira refere-se à informação contábil desenvolvida para os usuários externos, como acionistas, fornecedores, bancos e agências reguladoras governamentais ,pois tais usuários necessitam de condições de avaliar a situação financeira da empresa ou organização, mas não precisa de informações detalhadas e específicas como, por exemplo, as que se referem à linha de produtos.
Podemos notar que realmente as principais diferenças dessas contabilidades refere-se ao seu “publico alvo”,na Financeira os agentes externos e na gerencial os agentes internos .
Relatórios
Quantos aos relatórios da contabilidade financeira são em forma de BP, DRE, DLPA (DMPL),DFC e DVA, conforme os moldes legais ,elaborados de forma resumida,preocupando-se precipuamente com a entidade como um todo.Esses relatórios podem ser anuais, semestrais ou trimestrais, conforme a legislação,com abrangência desse período.
Referente aos relatórios Gerencias são os Orçamentos, relatórios de desempenho, de custos e outros não rotineiros para facilitar a tomada de decisões, elaborados de forma detalhada, com especificidades de partes da entidade, como produtos, departamentos etc. Tais Relatórios produzidos sempre que