Contabilidade gerencial e financeira
As demonstrações contábeis representam de certa forma, uma barreira entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial, pois, ambos estarão em coerência, porém com visões diferenciadas. A única diferença entre a contabilidade financeira e gerencial consiste no fato de que seus usuários são diferentes. Nos demais aspectos, ambas são convergentes e similares: utilizam os mesmos dados, aplicam as mesmas técnicas e possuem o mesmo foco.
A Contabilidade gerencial é voltada para a tomada de decisões dentro de uma empresa, é através de balanços, demonstrações de resultado, entre outras, que sócios, diretores, poderão ter base para tomar uma devida decisão, está relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, pode ser avaliada com a contabilidade financeira, que se assemelham com o fornecimento de informações para com os acionistas, credores e demais usuários que estejam de fora da organização, apóia-se também as informações de natureza física e de produtividade.
Destina-se a servir o gestor da empresa, não se preocupa com os princípios contábeis, aplica-se a criação de relatórios diferenciados dos obrigatórios, bem como o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercido, demonstração do fluxo de caixa, etc, podendo ser usada em qualquer área com a perspectiva de melhorá-la.
Na contabilidade gerencial usam-se as ferramentas das contabilidades financeiras e de custos, que são usadas para a tomada de decisão unicamente aplicada pelo o usuário interno, sem se importar com os usuários externos. Uma abordagem especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis