Análise do livro didático: a questão agrária e fundiária
Autora: Fátima Maria Salamim Fonseca Spanghero fasalamim@hotmail.com
TÍTULO: Geografia: Geografia geral e do Brasil. Volume Único.
AUTORES:
LÚCIA MARINA ALVES DE ALMEIDA: Bacharel e licenciada em Geografia - PUC – SP. Professora do Ensino Médio das redes públicas e particulares do estado de São Paulo.
TÉRCIO BARBOSA RIGOLIN: Bacharel e licenciado em História pela USP- SP. Professor de geografia do Ensino Médio das redes públicas e particulares do estado de São Paulo. ILUSTRADORES:
Ingeborg Asbach
Luís A. Moura.
EDIÇÃO: 2ª
ANO: 2008
EDITORA: Ática – São Paulo – SP
Na obra os autores disponibilizam os conteúdos em unidades. Unidade I : Fronteiras Naturais: A questão ambiental; Unidade II: Fronteiras Políticas: O Estado-Nação; Unidade III: Fronteiras Humanas: A população do Brasil e do mundo; Unidade IV: Fronteiras Econômicas: As marcas das desigualdades; Unidade V: Fronteiras Tecnológicas: Progresso e exclusão; Unidade VI: Fronteiras Supranacionais: Um novo poder. Os conteúdos estão organizados de forma integrada e intimamente relacionados ao físico e o humano, o local e o global.
Cada unidade aborda uma fronteira entre as muitas que marcam o espaço geográfico. Os autores pretendem mostrar, que mesmo em um mundo globalizado, encontram-se inúmeros contrastes e desigualdades.
Em relação ao tema Espaço Rural e Agrário, a obra dispensa, para nossa surpresa, dois pequenos capítulos apresentando aspectos fundamentais em relação ao tema. O capítulo 48 trata-se dos estudos sobre “A agricultura e Pecuária e os Sistemas Agrários” e o capítulo seguinte trata-se sobre a “Agricultura e a Pecuária no Brasil: estrutura fundiária”. O livro em relação ao tema citado é composto de mapas, gráficos, questões propostas no fim de cada capítulo, “atividades interdisciplinares” (fazendo paralelo com História geral e do Brasil, nesta proposta o professor de geografia caminha sozinho, sem ajuda do