Questões - Aula-tema 4 Variação Linguística
Em nosso livro-texto, encontramos a afirmação que Pasquale Cipro Neto expressou em uma entrevista, de que “no cômputo geral, o carioca é o que se expressa melhor sob a ótica da norma culta” (apud Bagno, p. 65). A respeito dessa afirmação, podemos concluir que:
Escolher uma resposta. a. Embora negue o mito linguístico número 5, reforça seu argumento de base, pois afirma que há um estado em que se fala o português melhor que nos outros. Correto b. Não se relaciona a nenhum mito linguístico, pois Pasquale apenas diz que o carioca, de forma geral, se expressa melhor que os outros brasileiros. c. Não tem relação com o mito linguístico número 5, uma vez que não menciona o Maranhão, e sim o Rio De Janeiro, quando fala dos “cariocas”. d. É uma constatação verdadeira, baseada no fato de que os cariocas pronunciam o “s” em final de sílaba como os portugueses, portanto, corretamente. e. Contribui positivamente, pois desconstrói o mito linguístico número 5, de que o lugar no Brasil onde melhor se fala o português é o Maranhão.
Resposta correta: Embora negue o mito linguístico número 5, reforça seu argumento de base, pois afirma que há um estado em se que fala o português melhor que nos outros.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta, pois não importa se o português considerado “o melhor” é o do Maranhão ou o do Rio de Janeiro, a premissa é a mesma e continua errada, pois não há uma variedade regional melhor que as outras.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
O mito linguístico número 6 afirma que “o certo é falar assim porque se escreve assim”. Trata-se de um mito, porque:
Escolher uma resposta. a. A escrita é mais correta que a fala e, por isso, nunca será possível igualar as duas modalidades. b. A fala não precisa de regras, porque o importante é se comunicar. Já na escrita, as regras são rígidas. c. A fala deveria seguir as regras da escrita, mas é um mito