Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
Aluna:
Érica Bernardo Fernandes – RA 1423219
POLO PETRÓPOLIS
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2o
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
O leitor terá um papel ativo, e não passivo, ao adotar uma concepção interacionista na atividade de leitura, orientada ou não pelo professor, a qual se baseia em uma visão da complexidade do ato de ler, compreendendo que dela fazem parte todos os conhecimentos do leitor, associados aos do autor, inseridos em um contexto sócio-histórico-cultural.
Obviamente, o docente sempre deve se basear na teoria para reavaliar a sua práxis, objetivando a que os alunos alcancem a competência de realizarem uma leitura interacionista. É conveniente também, que não se abandonem totalmente as práticas redutoras, que poderão servir de base e/ou apoio para dar subsídios ao aluno ao longo da evolução do leitor na leitura interacionista.
Através da leitura interacionista, deve ser a meta do professor levar seus alunos a uma compreensão mais ampla que relacione o texto ao contexto, a partir dos seus próprios conhecimentos de mundo e das relações autor-texto-leitor, considerando a complexidade da leitura, em uma inferência pessoal.
Desta forma, o leitor estará apto a interagir com o texto, atribuindo-lhe sentido a partir do seu próprio ponto de vista, dialogando com as vozes do texto e nele intervindo, a partir dos seus prévios conhecimentos de mundo, linguísticos e interacionais. Isto resultará em uma compreensão e interpretação do texto mais eficazes, a partir da finalidade e abordagem de leitura determinadas pelo próprio leitor, e não apenas a passiva decodificação do texto lido.
Atividade Prática: Leitura e Análise de um texto.
Objetivo Geral da Atividade: fazer o aluno refletir em relação às