Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
Bimestre: 2o Turma: 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva Alunas: Tânia da Silva Morais Matrícula - 1403560 Ludmila
Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
Para que haja um bom entendimento e compreensão do texto a ser lido pelo aluno, devemos, primeiramente, passar alguns princípios básicos a eles. Saber ler e atribuir significado ao que se lê é imprescindível ao leitor-aluno e é dever da escola oportunizar o ensino da leitura a cada um deles.
O segundo passo seria explicar as diferentes abordagens da leitura, dependendo do tipo de texto, publicitário, um poema, a letra de uma canção popular, entre outros. Temos a consciência de que os jovens e crianças estão lendo cada vez menos e para que essa interação na classe ocorra de uma maneira espontânea e prazerosa, devemos nos focar no que é de interesse desses alunos.
O professor também deve servir de exemplo para eles. O professor que gosta de ler, que os estimula a fazer o mesmo, que sempre leva algum livro para sala de aula como exemplo ou indicação, vai fazer com que o aluno se interesse pela leitura também.
Ler estimula sensações, é muito mais que decodificar as palavras, é dar sentido ao texto dependendo do ponto de vista de quem lê. Para um bom entendimento do texto, o leitor deve extrair o que o texto tem de mais importante, ou seja, a ideia principal.
Uma boa estratégia para um leitor iniciante seria a perspectiva redutora, onde a leitura é mais simples, mas exige eloquência na leitura. Ler em voz alta, seguindo a correta entonação, compreensão e pontuação do texto a ser lido.
Para isso o professor deve conhecer seus educandos, seus limites e preferencias literárias. Não podemos inserir um texto complexo a uma criança, por exemplo. E nem um texto didático de Direito para um aluno que não se interessa por este assunto.
Ao inserir a leitura para outros alunos,