TRABALHO EM GRUPO TG
Estudos Disciplinares II
TRABALHO EM GRUPO – TG
GRACILENE MESSIAS GOMES URCINO - RA:1427281
Polo UNIP Brasília-Taguatinga (DF)
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2º
Turma: 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
O texto para análise “A doida” de Carlos Drummond de Andrade é narrado em terceira pessoa, conta a história de uma jovem que aos vinte anos casa com um fazendeiro e na noite de núpcias durante uma discussão é derrubada na escada e abandonada pelo seu marido. A família a abandona e ela passa a viver isolada em sua casa, sem nenhum convívio social.
Os moradores da redondeza começam a julgá-la dizendo que ela é doida. Boato que é disseminado de geração em geração de garotos malvados. Um dia, quando ela já está bem velhinha, três garotos passam na casa dela e a provocam com pedradas. Infelizmente ela não reage, um dos meninos resolve invadir o terreno inimigo e encontra um cenário de guerra, tudo destruído e uma senhora indefesa atrás da barricada de móveis.
Comovido, ele resolve ajudá-la dando-lhe água, deitando-a em sua cama e acariciando até o seu último suspiro, desta forma, ao presenciar a morte da “doida” ele reflete sobre as atitudes dele e de todos em relação à senhora.
Este texto é muito pertinente, pois, possibilita ao leitor reflexões sobre vários temas como: Maldade infantil, casamento tradicional, família, a loucura, a velhice e a solidão.
A seguir apresentam-se as estratégias do texto analisado:
Na pré-leitura faz-se a reflexão a respeito do tema que será abordado.
Ás vezes, podemos estranhar e até não compreender as pessoas que vivem à nossa volta. Mas será que temos o direito de não aceitá-las? Temos o direito de ser cruéis com o outro somente porque ele é diferente de nós?
Leitura - Leitura silenciosa, esclarecimento de dúvidas quanto ao vocabulário, fazer