TRABALHO EM GRUPO – TG
1441038 ELAINE ROSA DE CAMPOS
1438362 VIVIANE MARIA CORREA
Alta Floresta MT 2014
Introdução
Surgia por volta de 1903, nos Estados Unidos, a Administração Científica. Criada pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), caracterizava-se pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, logo, o foco era a linha de produção. Quase que paralelamente, surgia por volta do ano de 1916, na França, a Teoria Clássica da Administração. Desenvolvida pelo também engenheiro francês Henri Fayol (1841 - 1952), diferencia-se da Administração Científica por ter sua ênfase na estrutura em que a organização deveria possuir para ser eficiente.
Por consequênciada da Revolução Industrial houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, portanto, havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos.
Para Fayol, para que a organização atingisse a eficiência máxima, a melhor forma seria garantir a disposição dos órgãos componentes, criando em sua teoria uma visão mais global das ações administrativas da organização.
É de Fayol a clássica divisão das funções do administrador que conhecemos hoje, sendo elas:
Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar.
Conceito de Administração
De acordo com sua teoria, Fayol define o ato de administrar da seguinte forma: "Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar". Sendo que as funções administrativas envolvem os elementos da Administração, ou seja, as funções do administrador, que são:
a) Prever:
Visualizar o futuro e traçar o plano de ação;
b) Organizar:
Constituir o duplo organismo material e social dqa empresa;
c) Comandar:
Dirigir e orientar o Pessoal;
d) Coordenar:
Ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços coletivos; e
e) Controlar:
Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras