Engenheiro Mecanico
ETEP Faculdades
ESTUDO DIRIGIDO I
SISTEMAS DE VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO.
Professor Marcos Souza
São José dos Campos
2011
Nome
R.A.
Curso
Turma
Thiago Alvarenga de Moraes
071275
Eng. Ind. Mecânica
19EMNA
1
1) Quais são os efeitos na umidade relativa e na penalidade no sistema de propulsão resultantes da utilização de ar recirculado no sistema de ar condicionado de um avião?
A utilização de ar recirculado no sistema de ar condicionado de uma aeronave é que se somente for utilizado o suprimento de ar externo, devido ao processo de filtragem, pressão e temperatura adequada causa-se ao mesmo uma baixa umidade, sendo assim se tornando inadequado ao consumo, devido a isso existe a recirculação na aeronave e o aumento da umidade relativa (cerca de 20%), sendo ainda muito baixo, mas não prejudicando a saúde e sim provocando secura nos olhos, nariz e garganta dos passageiros.
Entretanto no sistema de propulsão, o efeito causado é uma perda de potência já que este sistema utiliza exatamente o ar que entra na turbina para funcionar, com a recirculação do mesmo, é retirada uma parte deste ar que entra na turbina, causando perda potencial da turbina, ou se mantendo a mesma potência, aumenta-se o consumo de combustível.
2) Quais são os problemas fisiológicos associados ao nível de pressão ambiente baixo e quais estão associados à variação de pressão com o tempo (transiente)?
Alguns problemas fisiológicos provocados são: falta de ar, dores de ouvido e nas cavidades ósseas da face, tonturas, desorientações no equilibro, enjôos, sendo que o primeiro a ser sentido por nós seres humanos é a dor no ouvido. Os problemas associados à variação de pressão com o tempo são: desconforto primeiramente no chamado ouvido médio, podendo até causar uma ruptura no tímpano. Pode-se ocorrer a redução da pressão de oxigênio no pulmão (dificultando a sua difusão para o sangue), a diminuição das