Filme Wall Street
O filme de 1987 retrata a bolsa de valores de Nova Iorque no ano de 1987. Tudo gira em torno do sensacional personagem Gordon Geeko, magistralmente interpretado por Michael Douglas, que ganhou o Oscar por sua atuação.
No filme podemos constatar claramente uma série de aspectos discutidos em sala de aula, como o valor da informação, a performance de estratégia de investimentos baseadas em informações privilegiadas (insider´s information), a presença de especuladores e manipuladores no mercado e os conflitos associados às decisões financeiras.
Leia as críticas apresentadas a seguir, assista ao filme e tente responde às perguntas que eu formulo a seguir.
"O segredo do sucesso é saber algo que ninguém mais sabe."
Aristóteles
Analisando "Wall Street".
Por João Luís Almeida Machado*
Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2008.
Nenhuma cidade encarna com tanto brilho e propriedade o status de metrópole capitalista como Nova Iorque. Seu metrô movimentado, os portos por onde desembarcam produtos, os prédios elevados quase nas nuvens, o batalhão de executivos que caminham pelas ruas e avenidas da “Big Apple” e até mesmo as canções que evocam sua grandeza são alguns símbolos dessa vocação para o dinheiro e os lucros que vemos nessa cidade norte-americana.
Mas entre todos os poderosos símbolos do capitalismo ianque e, particularmente de sua maior e mais conhecida cidade, destacam-se Wall Street e a Bolsa de valores. Cenário de crises intensas vividas ao longo da história, em especial do famoso “crack” da bolsa em 1929 e também de inúmeras histórias de sucesso e gigantescos lucros, como temos acompanhado mais recentemente com a valorização fabulosa dos papéis das empresas do segmento de tecnologia de ponta, como a Microsoft ou, ainda mais presentemente, do Google.
E o que mobiliza e direciona todos a Nova Iorque e a Wall Street? O