introd. Indumentária anos 80
Enriquecida pela simultaniedade de tendencias subversivas como o punk e o vestuário desportivo. traço mais característico: coexistência de vários estilos -> o individuo deixa de ser uma entidade claramente definida para ser colocado num contexto histórico variável.
A moda torna-se internacional, todos os países desenvolvem estilos próprios;
Ata costura francesa deixa de ser dominante. Inglaterra, Itália e Espanha tornam-se verdadeiros países produtores de moda.
O pós-moderno marca todas as formas de arte, a moda começaa a entregar mais elementos lúdicos. elementos de épocas passadas são marcados de forma evidente e irônica. Abordagem de estilos históricos da moda addquiriu uma nova qualidade, um "historicismo híbrido". "O passado deixou de ser eternizado para ser reanimado" - Richard Martin, responsável pelo departamento de moda do Metropolitan Musean of New York. - a moda império, que havia acabado com a revolução Francesa voltou para as passarelas. Roupas sumptuosas, com cinturas subidas, drapeados, até uniformes de fantasia do Napoleão. -Paul Gaultier recriou as enormes mangas de balão e os gibões do século XVI. - Moschino citou a moda hippie dos anos 60. - As citações são mais limitadas a alta costura. tendêcia predominante: elegancia simples e funcional.
Ídolo importante : MADONNA -> Joga com todos tabus e preconceito, utiliza o seu corpo como objeto sexualizado e simultaniamente "domesticado".