A leitura
Aluno(s):
Rosilaine C.A. da Fonseca
POLO
Suzano
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2º
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.
A leitura
Para compreender efetivamente o que se lê, segundo Solé (1998), o leitor deverá desenvolver a pré-leitura, a leitura e a pós-leitura.
Na primeira fase, a pré-leitura o leitor promove um primeiro contato com o texto, identificando o possível assunto a ser tratado no texto, levando em conta o seu conhecimento de mundo, deve-se selecionar textos dentro do nível de cada leitor. A segunda fase, a leitura, inicia-se a compreensão do texto, a identificação do assunto levando assim a uma reflexão. Após a leitura do texto, o leitor iniciará a terceira fase, a pós-leitura, onde o leitor emite seu ponto de vista obtida através da leitura.
Dessa maneira o leitor desenvolverá um papel interativo com o texto, pois desenvolve um pensamento crítico, o faz refletir sobre o assunto que atribuirá ou não aos seus conhecimentos de mundo.
Para entender melhor este conceito, vamos analisar um fragmento de texto tirado da obra de Rubem Alves (2004), “Gaiolas ou asas: a arte do voo ou a busca da alegria de aprender”.
No primeiro momento, a primeira ideia que surge ao leitor ao ler o título do livro citado acima é pássaros engaiolados que perdem a liberdade de voar, tratando de um assunto polêmico como o crime ambiental.
Porém, com o desenrolar da leitura, aluno começa a perceber que o assunto tratado é outro, é uma metáfora (comparação) sobre a educação da atualidade.
Nesse momento o professor em sala de aula, induz o aluno a refletir sobre o texto e então começa a compreensão do mesmo.
Os pensamentos fluem, muitas perguntas surgem, como por exemplo: O que seriam escolas gaiolas? E as escolas asas, o que