Trabalho em grupo - I
Fábula: A CIGARRA E A FORMIGA (La Fontaine)
A cigarra, sem pensar em guardar, a cantar passou o verão. Eis que chega o inverno, e então, sem provisão na despensa, como saída, ela pensa em recorrer a uma amiga: sua vizinha, a formiga, pedindo a ela, emprestado, algum grão, qualquer bocado, até o bom tempo voltar. "Antes de agosto chegar, pode estar certa a senhora: pago com juros, sem mora." Obsequiosa, certamente, a formiga não seria. "Que fizeste até outro dia?" perguntou à imprevidente. "Eu cantava, sim, Senhora, noite e dia, sem tristeza." "Tu cantavas? Que beleza! Muito bem: pois dança agora..."
Do livro Fábulas de La Fontaine, 1992. Incentivaçao: Levar alguns provérbios populares para discutir o que os alunos compreendem deles. Em uma discussão informal.
Estratégias:
Em seguida mostrar algumas imagens relacionadas ao texto em questão. Para investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre esse tipo de narrativa. Depois dessa etapa fazer a leitura em grupo. E cada estudante explanaria sobre o que entendeu do mesmo. Então trabalhar com questões como:
*Na atual sociedade quais profissões são considerados importantes?
*O trabalho com música, dança, artes plásticas também são consideradas profissões?
*Os profissionais dessa essas áreas são considerados importantes na sociedade?
Para finalizar o trabalho será pedido aos alunos que reescrevam o texto mudando o que julgarem necessário de acordo com a visão pessoal. E em outro momento cada estudante fará a leitura das produções textuais.