Questionário a arte da guerra
1) Ambos os autores enaltecem a importância da vitória em uma guerra, tanto por questões de sobrevivência, como para desenvolvimento, domínio, afirmação de um povo e que para isso há a necessidade de um ótimo preparo para entrar nessa guerra, tanto no preparo de psíquico-mental dos combatentes como nas estratégias a serem utilizadas.
As frases dos autores só corrobora a importância da obra de Sun Tzu para o planejamento de uma nação em um evento de tanta importância como a guerra.
2) Os mais variados motivos possíveis; econômicos, religiosos, liberdade, étnicos. Todos eles pelo fato de tentar impor um ideal suposto a uma comunidade. É difícil mensurar quais as consequências de uma guerra para uma nação.
Pode ocorrer desde efeitos trágicos que perduram até hoje (ex: Paraguai após a Guerra do Paraguai), elevação da nação a superpotência (ex: EUA após 2ª Guerra mundial). O que se pode afirmar com veemência é que mudanças drásticas ocorrerão, principalmente em âmbitos políticos e econômicos.
3) A frase sugere que de uma forma ou de outra e independente das decisões tomadas a guerra trará resultados ruins para os que nela combatem. Isso é uma verdade pelo menos a curto prazo, entretanto diversas nações conseguem obter efeitos benéficos a longo prazo.
4) A obra cita alguns fatores essenciais do conhecimento de um general para determinar o resultado de uma guerra, dentre eles: doutrina, o tempo, o terreno, o mando e a disciplina. A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo.
O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações. O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as