administração
Fonte: http://www.jaguarao.rs.gov.br/?page_id=253
Aspectos Gerais
Indicadores Populacionais (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) Estimativa de 2008 – 28.439 habitantes
Estimativa de 2009 – 28.244 habitantes
Sistema Hidrográfico de Jaguarão
A Bacia Litorânea, da qual faz parte o Rio Jaguarão, pertence à região Hidrográfica do Litoral ou das Bacias Litorâneas. Ela está localizada na porção leste e sul do Rio Grande do Sul, ocupando uma superfície de aproximadamente 53.356, 41Km2 (20,11% do estado).
Afluentes do Rio Jaguarão pela margem esquerda, área brasileira
Arroio Salsinho
Arroio Candiota
Arroio Candiotinha
Arroio da Mina ou da Divisa
Arroio Jaguarão Chico, ou Guabiju
Arroio Butiá
Arroio do BoteArroio Sarandizinho
Arroio Camboatá
Arroio Barreiros
Arroio Carioca
Arroio do Meio
Arroio do Telho Arroio dos Lagões
Arroio do Quartel-Mestre Clima O clima do município é temperado e salubre.
O mês que apresenta temperatura média mais elevada é o de janeiro e temperatura média mais baixa, o mês de junho ou julho. Em 1943, de acordo com Cechin, no livro Jaguarão Ontem e Hoje, registrou-se em Jaguarão a temperatura mais elevada até então, 42,6º C.
Os ventos dominantes sopram do sudeste e nordeste. O inverno e a primavera são as estações mais ventosas. Entre os ventos característicos temos o “Minuano”, extremamente frio e geralmente seco.
Também as geadas são freqüentes no município nos meses de junho, julho e agosto.
Fonte: http://www.jaguarao.rs.gov.br/
Pac Cidades Históricas: Dilma anuncia 40 milhões para recuperação do patrimônio de Jaguarão
Onze projetos de Jaguarão na área do patrimônio foram selecionados no PAC 2 e estão na relação das ações que serão contempladas no PAC Cidades Históricas ao longo dos próximos três anos, com investimentos de R$40,30 milhões. O anúncio foi feito na terça-feira (20) pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia realizada em São João del-Rei