Questionário de Recristalização
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Campus Duque de Caxias
QUESTIONÁRIO DA AULA PRÁTICA
1. Explique, com suas palavras, o princípio da recristalização.
A recristalização é um processo que tem como objetivo a obtenção de sólidos puros por meio de técnicas de purificação à temperatura ambiente, utilizando- se métodos que consistem em realizar uma dissolução de sólidos orgânicos em um solvente submetido a uma temperatura elevada e logo após diminuir, paulatinamente, tal temperatura, que provocará uma queda da solubilidade resultando na formação de cristais.
Deve-se atentar-se para um fato indispensável a esta técnica: o soluto precisa ser mais solúvel no solvente quente do que frio. Dito isto devem ser testados todos os solventes com uma pequena amostra do soluto a ser trabalhado
Em uma situação ideal de recristalização, feita de maneira correta e atenciosa, a substância se separa da forma cristalina e as impurezas se encontram dissolvidas totalmente na fase líquida (na filtração a quente). Caso não tenha se obtido a purificação desejada, pode-se repetir o processo com o mesmo ou com outro solvente.
2. Faça um esquema explicando o procedimento da recristalização. Explique a razão e importância de cada uma das etapas.
Testa-se todos os solventes com poucas quantidades de paranitroanilina, com o propósito de achar o solvente que melhor solubiliza à quente. Entre estes estavam: diclorometano, que solubilizou à frio; hexano, que pouco solubilizou à frio mas não solubilizou à quente; água, que pouco solubilizou à frio e pouco à quente; e o etanol, que pouco solubilizou a frio, porém muito à quente.
Deve-se aquecer o solvente pois na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida