Relatório Química Organica
Química Orgânica
RECRISTALIZAÇÃO
26 de Fevereiro de 2014
Sumário
Introdução 3
Objetivos 4
Materiais e Procedimentos 5
Resultados 7
Conclusão 8
Referencia Bibliográfica 9
Anexo 10
Introdução
A recristalização é um processo de crescimento de novos cristais a partir de cristais previamente deformados. Quando os cristais são submetidos a temperaturas elevadas, os átomos se deslocarão visando um arranjo mais perfeito e indeformado.
O processo de recristalização requer movimentos e rearranjo de átomos. Estes rearranjos para a recristalização ocorrem mais facilmente a altas temperaturas.
Para que a recristalização ocorra, é necessária uma deformação mínima (depende da natureza cristalina do material. Em geral, considera-se que a deformação necessária seja de 35/40% para que ocorra a recristalização).
Objetivos
O experimento teve como objetivo a purificação e a determinação do ponto de fusão do composto orgânico no estado sólido.
O método consistiu em promover a dissolução de um sólido orgânico adequado em um solvente à uma temperatura elevada para que assim as impurezas dissolvessem facilmente. Adicionando em seguida uma pequena quantidade de carvão ativo para ocorrer a adsorção das impurezas em si, tendo por ultimo processo de filtragem a quente da solução.
Materiais e Procedimentos
Agitador Magnético com Aquecimento
Pisseta
Proveta
Béquer
Vidro Relógio
Balança Analítica
Estufa
Espátula Metálica
Bico de Bunsen
Tela
Tripé
Papel de Filtro
Bastão de Vidro
Suporte Universal
Água Destila
Acido Benzoico
Carvão Ativo
Funil de Büchner
Erlemmeyer (125 mL)
Funil de Büchner
a) Recristalização
Pesou-se aproximadamente 2,0 g de amostra sólida impura e anotou-se a massa. Transferiu-se a amostra para um béquer e adicionou-se água destilada (aproximadamente 50 mL). Aqueceu-se o béquer até que todo o sólido dissolve-se. Como a amostra não