relatorio quimica organica
RELATÓRIO 01 – PRINCÍPIOS DE QUÍMICA. Dr. FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA MATOS.
ALUNA: JULLYANE IVO GARCIA DA SILVA.
MATRICULA: 365687
CURSO: ZOOTECNIA
TURMA: 2014.1
FORTALEZA – CE
25/03/2014
INTRODUÇÃO.
MEDIDAS EM QUÍMICA: Massa e volume.
MEDIDAS DE VOLUMES.
A medição de volume de uma amostra depende muito do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados costumam ser expressos em metro cúbico, normalmente as mais usadas são o mililitro, ou centímetro cúbico, e o litro, ou decímetro cúbico.
Nas práticas no laboratório, as medidas de volume aproximadas costumam ser feitas em provetas graduadas e em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos mais precisos como: balão volumétrico, buretas, pipetas volumétricas e graduadas.
Os erros de paralaxe são os mais comuns, que é na verdade é a leitura errada do volume do líquido. Para evitar cometer este tipo de erro, a leitura de um determinado volume de líquido deve ser feita na altura dos olhos, na parte inferior do menisco.
MEDIDAS DE MASSAS.
Medir a massa de uma amostra consiste em pesá-la. O instrumento usado é balança, que geralmente é graduada em gramas (g).
Para medir uma amostra é necessários alguns cuidados como: garantir que a balança esteja colocada sobre uma base firme e nivelada; não colocar a amostra diretamente sobre a balança, mas sim, dentro de um recipiente limpo e seco.
As balanças mais utilizadas em laboratórios são as analíticas e semi-analíticas. As analíticas são utilizadas para se obter massas com alta exatidão, já as semi-analíticas, são usadas para medidas de aproximação e não tanto de exatidão.
OBJETIVOS.
01-Identificar os principais equipamentos e recipientes volumétricos;
02-Manipular corretamente as vidrarias