ATPS Direito Empresarial
UNIDERP
CURSO TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Marcos Paulo Menezes de Lemos Lira – RA: 7925692191
Aline Muniz Thomé – RA: 447794
Sidnei da Silva – RA: 426541
Josélia Vieira Proença – RA: 447797
Disciplina: –Direito Empresarial - 2° Semestre/2013
Professor de Ensino a Distância (EAD):
Profª.:
Tutor presencial: Patrícia
Macaé, de 2013.
Etapa 1
O Direito Comercial é o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudência. Seu objetivo é o estudo de casos para a superação de conflitos envolvendo empresários ou os relacionados ás empresas.
O Direito Comercial tem raízes históricas, mas alguns utilizam a denominação Direito Empresarial Mercantil ou de Negócios.
O Direito empresarial é que regula as relações de comércio ou com este conexa, e a atividade econômica do empresário e concilia a liberdade contratual com a segurança jurídica e a celeridade nos negócios.
O Direito empresarial é um ramo do direito privado composto por normas que disciplinam a atividade empresarial, mesmo inserido no código civil brasileiro, possui características próprias. Como: Dinamismo, internacionalidade, individualismo, onerosidade, simplicidade, fragmentarismo, solidariedade presumida, código civil, legislação, diploma legal, direito empresarial e lucro
Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objectivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos factores produtivos (trabalho, terra e capital), e para sua evolução(crescimento), tem que passar por estas cinco fases abaixo;
Criatividade e iniciativa, Liderança e controle, Delegação e descentralização, Coordenação e
Colaboração.
É considerado empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a