relatorio quimica organica
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.
Alunos: Vinícius Catusso e Alison Bolfe
Disciplina: Química Orgânica Prática
Professora: Ana Grisa.
Relatório.
Caxias do Sul, 23 de agosto de 2010.
1 ml de etanol, 2ml do reagente de Lucas. Depois de agitado e de um breve repouso, a amostra não apresenta uma reação visível.
“Os álcoois primários não reagem apreciavelmente à temperatura ambiente, só se forem aquecidos” (Morrison Loyd- Química Orgânica - 1996).
Reação: ZnCl2
CH3-CH2-OH+HCl CH3-CH2-Cl+H2O Calor
1 Ml de Butanol, 2Ml do reagente de Lucas. Depois de agitado e de um breve repouso, a amostra não apresenta uma reação visível. “Os álcoois primários não reagem apreciavelmente à temperatura ambiente, só se forem aquecidos”.
(Morrison Loyd- Química Orgânica - 1996).
Reação: ZnCl2 CH3-CH2-CH2-CH2-OH+HCl CH3-CH2-CH2-CH2-Cl+H2O Calor
1 Ml Sec-Butanol, 2ml do reagente de Lucas. Depois de agitado e de um repouso de aproximadamente 10 minutos a solução reagiu, ficando com uma turvação clara.
“O tempo que a turvação leva para aparecer constitui, por isso, uma medida da reatividade do álcool”. (Química Orgânica-Solomons)
Reação:
OH Cl ZnCl2
CH3-CH2- CH- CH3+HCl CH3-CH2-CH-CH3+H20
1 Ml terc- Butanol, 2ml do reagente de Lucas, logo que agitado o álcool reage imediatamente, fica turvo com partículas brancas, parece oleoso, leitoso.
“Forma-se o carbocátion que pode levar a produto de substituição e eliminação. Sendo que neste caso o produto de eliminação (olefina) reage com o hidrácido presente no meio