Relatório de Química Organica
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA
ALLAN EVERTON MOREIRA DÁCIO
AMANDA VASCONCELOS FARIAS
ANDRESSA CAROLINE FERREIRA DE OLIVEIRA
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Relatório solicitado para obtenção de nota parcial referente à 1ª aula prática da disciplina de Química Orgânica e Bioquímica Experimental.
Prof. Responsável: MSc. Geverson Façanha da Silva
MANAUS
2015
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Esquema de classificação dos compostos orgânicos pela solubilidade 10
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Possíveis compostos 10
Tabela 1 – Solubilidade das amostras 11
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 METODOLOGIA 7
2.1 MATERIAIS E REAGENTES 7
2.1.1 Materiais 7
2.1.2 Reagentes 7 2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 8
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 11
4 CONCLUSÕES 13
REFERÊNCIAS 14
ANEXOS 15
Anexo 1 - Questionário 15
1 INTRODUÇÃO
A solubilização de uma substância química é a combinação entre soluto e solvente, ou seja, soluto dissolve solvente, é uma propriedade importante, pois mostra o comportamento das substâncias químicas em geral, em evidência os compostos orgânicos (MARTINS; LOPES; ANDRADE, 2013).
Na maioria dos casos a temperatura têm uma importante influência na solubilidade. A pressão tem importância menor, porque geralmente nos trabalhos considera-se a pressão de aproximadamente 1atm, e as variações que ocorrem não alteram substancialmente a solubilidade (CONSTANTINO; SILVA; DONATE, 2004).
A solubilidade dos compostos orgânicos depende da polaridade das moléculas que os constituem, o que determina as interações entre essas moléculas com as moléculas do solvente. Substâncias cujas moléculas apresentam simetria são apolares, pois elas têm uma distribuição uniforme de densidade eletrônica; enquanto que as substâncias com estrutura molecular assimétricas são polares, uma vez que contêm regiões de diferente densidade eletrônicas (FERREIRA, 2007).
Os compostos orgânicos apolares não se