DOURADOS MS
Até meados do século XIX, toda a porção meridional do estado de Mato Grosso do Sul era quase desabitada, apesar de estas terras já terem sido percorridas pelos espanhóis, jesuítas, bandeirantes e alguns mineiros e paulistas originários da região de Santana do Parnaíba. No ano de 1857, existiam somente três grandes municípios: Santana do Parnaíba, Corumbá e Miranda.
No ano de 1856, o governo imperial, através do Decreto-lei n° 1754, criou a Colônia Militar dos Dourados, tendo em vista os seus interesses de ordem política e de segurança interna. Nesta época a região compreendida entre os rios Santa Maria e Dourados era habitada exclusivamente por grupos indígenas que se opunham à entrada de homens brancos.
A Colônia Militar dos Dourados foi instalada em 10 de maio de 1861, por João Crisótemo Moreira, Comandante Interno, acompanhado de um engenheiro militar, um sargento-colono engajado, um civil e 15 soldados, sendo alguns inválidos.
LOCALIZAÇAO DA COLONIA MILITAR DOS DOURADOS
No fim do século XIX, o território ocupava-se apenas com fazendas e ainda se nota a ausência de povoados. O rio Ivinhema serviu de caminho para imigrantes paranaenses, paulistas, argentinos e gaúchos. Em 1907, foi aberto o Porto Quinze, facilitando as correntes migratórias.
Criou-se o distrito de paz de Dourados pela lei nº 658 de 15/06/1914, ligado ao município de Ponta Porã. Percebe-se que a cidade não surgiu de forma espontânea, devido o traçado que ela possui até hoje. Inicialmente, casas e comércio se confundiam, porém com o crescimento da cidade, o centro passou a ser onde surgiu a cidade, e as casas tomaram um lugar próprio.
As primeiras casas douradenses eram simples, de tábua, coberta de tabuinhas. A primeira casa construída, pertenceu a Januário Pereira Araújo no ano de 1911, que seria a primeira edificação da atual Avenida Marcelino Pires, onde depois se edificou o Bar e Restaurante Meu