Caf - dourados-ms
As principais funções de uma central de abastecimento farmacêutico (almoxarifado de especialidades farmacêuticas) são: receber, armazenar (estocar), controlar o estoque e distribuir os medicamentos e materiais para as farmácias do hospital. Após o recebimento, todos os produtos farmacêuticos são identificados com códigos de barras, visando garantir a rastreabilidade por lote e validade. Critérios internos de armazenamento são seguidos para preservar a qualidade dos medicamentos e materiais adquiridos.
A Central de Abastecimento Farmacêutico, para assegurar condições ideais de conservação e contribuir para a manutenção e estabilidade dos medicamentos, devera atender a alguns requisitos básicos: ▪ Localização: Local de fácil acesso para o recebimento e distribuição dos produtos, com espaço suficiente para a circulação e movimentação de veículos. ▪ Identificação externa: Identificação visível por meio de nome ou logotipo. ▪ Sinalização interna: Letras ou placas indicativas nas estantes e locais de extintores de incêndio, entre outros. ▪Condições ambientais: Condições adequadas de temperatura, ventilação, luminosidade e umidade. ▪Higienização: Manutenção constante. Deve estar sempre limpa, isenta de poeira e outras sujidades. É uma norma de segurança que deve ser severamente seguida. ▪ Dimensão: Não existe um padrão estabelecido para determinar uma dimensão adequada de uma Centra de Abastecimento Farmacêutico. O tamanho varia em função das atividades desenvolvidas, quantidade e tipos de produtos a serem estocados; periodicidade das aquisições; intervalo de tempo da entrega de medicamentos pelos fornecedores; sistema de distribuição (centralizado ou descentralizado); quantidade de equipamentos, assessórios e recursos humanos; áreas necessárias à funcionalidade do serviço e áreas especificas de estocagem.
De acordo com o espaço físico disponível, recomenda-se o uso do aparelho de ar condicionado e termômetro para o controle