O LUDICO COMO APRENDIZAGEM DO ALUNO
O brincar segundo kishimoto (2014) ,é tão importante para a criança quanto se alimentar e descansar, pois por meio da brincadeira a criança estabelece relações de conhecimento consigo,com os outros e com o mundo.
Portanto o jogo/brincar na escola é muito importante para o desenvolvimento cognitivo,sensitivo e motor da criança. E os professore são responsáveis em criar meios que possibilite os alunos aprendizagem por meio da ludicidade.
Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas segundo os seguintes objetivos por parte do professor: Inteligência lógico matemática: e caracterizado pelo jogos de raciocínio lógico, estratégicos e rápidos (pensar rápidos) em resoluções de problemas. Exemplos: damas, dominós, bingos, jogos de boliche com garrafa pets. Inteligência musical e rítmica- habilidade em distinguir vários sons, temas musicais, na infância observa-se quando a criança percebe sons distintos,cantarola consigo mesmo ou em voz alta .Exemplos: dança da cadeira, dança da laranja, cantigas de rodas entre outros. Inteligencia psico-corporal-dominio de todo movimento do seu corpo, controle motor tanto grosseiro correr, nadar, quanto finos habilidades para manusear objetos como um pincel para pintar um cartaz ou tela. exemplos: jogos de pegar vareta, andar sobre um pe, pular corda.