Ludicidade como instrumento pedagógico no ensino de história
Rute Aparecida Pontes
RESUMO
A escolha do tema ao qual se direciona este Trabalho de Graduação justifica-se pelo fato de que os resultados apresentados pelos alunos, apesar de todos os esforços e projetos desenvolvidos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidade de mudanças. A pesquisa realizada tem como objetivo uma pequena análise em relação ao lúdico como instrumento pedagógico em sala de aula. Levar o professor a uma reflexão de que seja qual for a idade, cultura ou classe social do aluno, a fantasia, os jogos e as brincadeiras devem estar presentes também na sala de aula. Este trabalho também apresenta a intenção de mostrar o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e também de analisar qual a dificuldade do professor em reconhecer esse processo e utilizá-lo. A grande maioria de professores ainda não reconhecem a ludicidade como instrumento pedagógico facilitador da aprendizagem, e os que reconhecem assumem não saber lidar com este instrumento. O lúdico não é a única alternativa para a melhoria no intercâmbio ensino-aprendizagem, mas é uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças.
Palavras-chave: Mudança. Ludicidade. Ensino Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho de graduação tem como principal objetivo apresentar e analisar as práticas educativas, tendo como principal foco a ludicidade dentro do ensino da disciplina de História relacionado ao cenário educacional brasileiro.
Ensinar não é uma tarefa fácil, e ensinar de forma a garantir que todos alcancem a aprendizagem torna-se cada vez mais necessário, por isso a implantação de um ensino baseado na ludicidade faz-se essencial para uma aprendizagem significativa.
Sabemos que hoje em dia esse tipo de aprendizagem e o ensino lúdico fazem parte do repertório de apenas uma parte