Sistema Silvipastoril em Dourados - MS
A busca por sistemas de produção racionais e planejados em conformidade com finalidades socialmente justas, ecologicamente corretas e economicamente viáveis vem sendo difundidas em áreas agropecuárias (FALESI, 2008).
Os sistemas que integram floresta, pecuária e agricultura otimizam o uso da terra e apresentam benefícios quando comparados a produções isoladas. Estes sistemas são classificados de acordo com os componentes, podendo ser silviagrícolas, silvipastoris e agrossilvipastoris (OLIVEIRA, 2005)Além das pesquisas de consórcios entre espécies que já obtiveram resultados positivos, também foi observado as vantagens da adequação do sistema de acordo com a localidade e os parâmetros climáticos, isto determinará o sucesso implantação do sistema Silvipastoril na propriedade (MONTAGNINI et al., 1992, apud. OLIVEIRA, 2005).
O Cerrado é um dos biomas que ainda é pouco utilizado, mas que apresenta um grande potencial para a produção agrossilvipastoril. Este bioma ocupa lugar de destaque na expansão da pecuária nacional, devido ao uso de forrageiras adaptadas a região e o desenvolvimento de técnicas de manejo do rebanho, com aproximadamente 110 milhões de hectares de animais para produção de carne e leite. A área florestal também se destaca, pelo plantio em larga escala, o que vem contribuindo para o aumento do setor florestal. (OLIVEIRA, 2005).
Em Mato Grosso do Sul, a matriz econômica passa por significativa transformação. Várias espécies vegetais estão sendo introduzidas o que contribui para a diversificação das atividades agropecuárias e industriais do Estado, facilitando para introdução de novos sistemas agroflorestais nas propriedades (FIETZ; FISH, 2008).
2 ESCOLHA DA LOCALIDADE
2.1 CARACTERISTICAS
Fundada em 1935, a cidade teve um lento desenvolvimento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências dos meios de transporte e vias de comunicação. A partir dos anos 1950, com a abertura das rodovias, acelerou o desenvolvimento