Purificação de compostos orgânicos
CURSO DE FARMÁCIA
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
PROF. MARCOS PEREIRA
Aula n°03
Purificação de Compostos Orgânicos
Acadêmico:
Lucas Alves
Anápolis 22/Novembro /2013
Sumário
Questionário.......................................................................................................14
1. Introdução
Muitas sínteses orgânicas geram como produto final sólidos que na maioria das vezes estão contaminados com subprodutos ou resíduos de reagentes. A purificação desses sólidos orgânicos é realizada principalmente por recristalização, sendo este o método mais utilizado nos laboratórios e industrialmente. A recristalização se baseia na diferença das solubilidades de um sólido em um solvente ou em uma mistura de solventes.
Como o próprio nome indica, a recristalização consiste em cristalizar novamente um sólido, a partir de sua solução em um determinado solvente, e, normalmente, segue as seguintes etapas:
1) Escolha do solvente;
2) Solubilização do sólido à temperatura do ponto de ebulição do solvente;
3) Se necessário, tratamento com carvão ativado;
4) Filtração da solução a quente para remoção das impurezas;
5) Resfriamento da solução quente para a obtenção dos cristais;
6) Filtração para separar os cristais do solvente e lavagem desses cristais com pequena quantidade do mesmo solvente frio, para remover completamente as impurezas;
7) Secagem dos cristais, geralmente por evaporação. (DIAS, Ayres Guimarães. Guia Prático de Química Orgânica, v.1. Rio de Janeiro: Interciência, 2004).
Uma vez que os compostos contaminados, impuros, tenham sido limpos, purificados, eles podem então aparecer em público novamente. A sequência de eventos utilizada, depende bastante de quão misturado está o produto final e de quão solúvel ele é em vários solventes.É sempre importante se lembrar de três coisas:
1) Encontrar um solvente que dissolva o sólido enquanto