Purificação de um composto orgânico sólido
Departamento de Química
Curso de Farmácia
PURIFICAÇÃO DE UM COMPOSTO ORGÂNICO SÓLIDO
Vitória, 09 de maio de 2012
1. Introdução
A recristalização é uma técnica de purificação de compostos orgânicos sólidos à temperatura ambiente. O método consiste em promover a dissolução do sólido orgânico em um solvente à uma temperatura elevada e em seguida resfriar a solução. Como, no geral, a solubilidade diminui com a temperatura, ocorre à formação de cristais. O primeiro passo passo para se fazer a recristalização é a escolha de um solvente adequado, ou seja, aquele que dissolve mais sólido a quente do que a frio e dissolve as impurezas facilmente, mesmo a frio, ou não as dissolve nem mesmo a quente. O gráfico a seguir mostra como varia a solubilidade do soluto em solventes diversos:
...
A linha A representa um bom solvente, pois tem uma curva de solubilidade íngreme. Uma curva de pequena inclinação (linha B) não deve provocar cristalização significativa quando a temperatura da solução cai. Um solvente em que o material é solúvel em todas as temperaturas (linha C) também não é um bom solvente.
Quando as impurezas de um substância são igualmente solúveis em um solvente quente ou frio, a purificação efetiva não é facilmente obtida por cristalização. (Donald L. Pavia, 2009) Outro método para garantir a remoção das impurezas é a adição de pequena quantidade de carvão ativo à solução a ser aquecida. Com a filtração a quente as impurezas absorvidas pelo carvão são removidas. Deve ser feita com funil aquecido, para impedir a cristalização prematura no papel filtro ou na haste do funil.
2. Objetivo
Realizar a recristalização do composto orgânico sólido Naftaleno a fim de purificar a amostra. Encontrar um solvente adequado para recristalização da substância. Descobrir a porcentagem recuperada da amostra.
3. Procedimento
3.1 Determinação de solubilidade
Colocou-se 0,103g de