Purificação de um composto orgânico sólido
Química Experimental Geral –2014/1
Prof. Dr. Fernando Cruz de Moraes
Relatório Purificação de um Composto Orgânico Sólido
Data: ___ /___/2014
09 06 ____
Aluno: _________________________________________
R.A.: ____________
Aluno: _________________________________________
R.A.: ____________
Fluxograma do Procedimento Experimental:
Experiência: Purificação de um Composto Orgânico (incluir todo o material e reagentes utilizados, bem como o procedimento experimental).
• Primeiramente é preciso escolher o solvente ideal para o processo de recristalização, nesse caso o solvente escolhido foi a água, os motivos serão discutidos posteriormente.
• Após escolhido o solvente, obedecendo a relação massa/volume utilizada durante a escolha do solvente, é adicionado a um Erlenmeyer de 125 mL a substância a ser purificada (ácido acetilsalicílico) e o solvente escolhido, a água.
• Aquecer a solução até a dissolução completa do sólido, colocando o frasco em banho-maria e logo depois aguardar seu resfriamento até a temperatura ambiente.
• Deixar o frasco em repouso em um banho de gelo até ser observada a formação de cristais.
• Pesar o papel filtro e em seguida começar o processo de filtração, utilizando água gelada para a lavagem dos cristais.
• Efetuar uma pesagem e esperar até que o sólido esteja completamente seco e efetuar nova pesagem. Resultados
1) Apresente uma discussão relacionada a escolha do melhor solvente para a recristalização do ácido acetil salicílico.
Foram indicados 3 possíveis solventes para a recristalização do ácido acetilsalicílico: água, álcool e acetona. Ao se adicionar os 3 solventes em tubos contendo o AA, o álcool e a acetona foram descartados pois dissolviam o sólido a frio. Depois foi realizado o teste para descobrir a solubilidade do ácido acetilsalicílico em água à uma temperatura próxima de 100ºC, obtendo-se:
S = 100g AA / 2mL água
A água foi escolhida como solvente ideal pois:
-