Dons e ministerios
Dom é um atributo especial que recebemos apenas pela graça do Senhor, não é algo que temos por mérito ou recompensa. Recebemos os dons com o propósito de edificar a Igreja (os que estão a nossa volta). Não devemos cometer o erro de se importar apenas com o nosso caráter e/ou apenas com os dons, pois os dois têm sua função e importância. Temos que buscar o equilíbrio.
Os dons
São dados pelo Espírito Santo ao crente desde a sua conversão (I Co 7:7);
"Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele." Tem como finalidade básica a edificação do Corpo de Cristo (I Co 12:7) "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum."
( Ef 4:12); "12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; "
Não existe um número limitado de dons (I Co 12:4 ); "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo."
(I Co 12:11) "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
Todos os dons são para os dias de hoje e são úteis e aplicáveis na Igreja. (I Pe 4:10); "servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus."
Todo crente possui pelo menos um Dom (I Co 7:7);
"Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele" Os dons podem ficar adormecidos mas não são retirados do crente (II Tm 1:6 ); "Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos"
O Dom é diferente de talento. Ambos são dados por Deus mas dom é sobrenatural e o talento é natural;
Os dons só cessarão com a volta de Cristo (I Co 13.8-10)
."O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em